Modelo de monografia
b. Apresentação da estrutura organizacional em gráfico (organograma) e análise de sua departamentalização; análise da possibilidade de mobilidade vertical e horizontal na estrutura hierárquica.
c. Caracterização do mercado onde atua (localização), produtos e serviços que oferta;
d. Análise crítica da comunicação e seu fluxo, funcionamento do sistema de informação (origem da informação, distribuição e guarda);
e. Análise crítica da rotina de trabalho, o uso de ferramentas como fluxograma e cronograma;
f. Análise crítica dos processos de gestão de pessoas; quantidade x necessidade; análise da cultura (comportamentos predominantes, valores disseminados), do clima e das relações interpessoais;
g. Análise crítica dos estilos de liderança observados e fatores de motivação empregados pela empresa.
h. Sugestões de melhoria.
A análise da organização segue os seguintes itens:
a. Apresentação da estrutura organizacional da área financeira com breve comentário sobre as relações de subordinação, fluxo de informações e comunicação entre os setores.
b. Análise crítica da rotina de trabalho da área financeira, do uso de ferramentas (como softwares) e da gestão do sistema de informação (origem da informação, distribuição e guarda).
c. Descrição da utilização das operações de empréstimo e sobre mercadorias, nas relações de crédito com o mercado (financeiro e consumidor), ou seja, onde na empresa são aplicados os cálculos financeiros (juros, descontos, preço de venda, custo, etc), com que frequência e com que instrumentos.
d. Descrição da utilização da metodologia estatística para coleta, síntese e apresentação de dados como suporte no processo de tomada de decisão, ou seja, onde na área financeira da empresa são aplicadas as técnicas da metodologia estatística.
e. Descrição das políticas de investimento das disponibilidades para remuneração de