Modelo de Maturidade de Processos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resenha - Modelo de Maturidade de Processos: como maximizar o retorno dos investimentos em melhoria da qualidade e produtividade.
O modelo de maturidade de processos é um modelo que avalia o grau de maturidade e a capacidade de processos empresariais na realização dos objetivos estratégicos de uma organização. A partir de informações coletadas possibilita a definição de um plano de melhoria da qualidade e produtividade e uma escolha de técnicas de melhoria compatíveis com o estágio de maturidade gerencial, direcionada pelos objetivos do negócio e sustentada por avanços gradativos no amadurecimento de suas práticas gerenciais.
Para obter melhorias relevantes, as empresas utilizam estratégias, que estão ligadas ao uso de técnicas, dentre as disponíveis e mais conhecidas estão o 6 sigma ,
Kaisen, ISO 9000, TQM, entre outras. Porém, antes de haver disponibilização de recursos é necessário que a empresa conheça com clareza os requisitos de desempenho decorrentes de seus objetivos estratégicos e as áreas críticas para a realização destes objetivos, o seu atual estágio de maturidade gerencial e a sua capacidade de incorporar e lidar com novas técnicas gerenciais de gestão e melhoria de desempenho e o que precisa ser feito para viabilizar a introdução de novas técnicas gerenciais e maximizar seus benefícios.
O modelo de maturidade de processos é dividido em 5 níveis, no qual cada nível de maturidade é formado por um conjunto de requisitos que caracterizam o estágio da capacidade dos processos da organização, sendo que o atendimento dos pré requisitos de um nível inferior servirá como base para o próximo nível.
No nível 1, nível informal , as atividades básicas são executadas porém, falta rigor no planejamento e na execução, por isso o desempenho destas é imprevisível e pode resultar em produtos de baixa qualidade, problemas com prazo de entregas e orçamentos. Os resultados são dependentes de habilidades e