MODELO DE MACROAMBIENTE 2
Para Mintzberg et al. (2006) a estratégia empresarial é um conjunto de decisões de uma empresa que determina e revela seus objetivos e metas, que produz as principais políticas e planos para atingir essas metas e define o escopo de negócios que a empresa vai adotar.
Este capítulo apresenta a descrição do negócio, o macroambiente, a metodologia de pesquisa, a análise de mercado e o ambiente setorial, decisões estratégicas e o planejamento estratégico mercadológico.
2.1 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
Segundo Bangs Jr. (2002), é fundamental as empresas possuírem o seu planejamento. Ao analisar o seu negócio, o empreendedor poderá identificar áreas de fraqueza e força, localizar necessidades que de outra maneira passam despercebidas, reconhecer oportunidades antecipadamente e começar a planejar como melhor atingir suas metas comerciais.
Degen (2005) afirma que, a descrição do negócio deve ser desenvolvida com lápis, papel, alguma pesquisa pessoal, muita observação, imaginação e simulação. Não é preciso nenhum investimento, a não ser um pouco de tempo do futuro empreendedor. É necessário observar ou simular situações de compra dos potenciais clientes. Para isso, é preciso saber quem decide a compra, determinar a frequência dessas compras e, sobretudo, analisar as alternativas de que eles dispõem aos serviços e produtos oferecidos.
Para Dornelas (2008), com o plano de negócios, o empreendedor traduzirá os passos necessários para a prática do novo negócio em um documento que sintetize e explore as suas potencialidades, bem como os riscos envolvidos. Acredita-se que o plano de negócios seja uma ferramenta para o empreendedor expor suas ideias em uma linguagem que os leitores do plano de negócios entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado.
A Antonietta é uma empresa de bolsas e acessórios que utiliza o couro de peixe como matéria prima, e fornece para lojistas que tem como público alvo mulheres entre 18 a