Modelo de ligação química e propriedades dos materiais.
Modelo de ligação química e propriedades dos materiais
INTRODUÇÃO
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomeradas atômicas organizadas de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existe aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
As ligações químicas são parte fundamental da Química. Milhões de compostos podem ser formados a partir do pequeno número de elementos conhecidos, porque esses elementos estabelecem ligações diferentes uns com os outros. Com base em modelos desenvolvidos pelos cientistas para explicar os diferentes tipos de ligações e as estruturas das substâncias, é possível entender as reações químicas e as propriedades dos materiais. As propriedades dos materiais são muito importantes, pois por meio delas é possível diferenciar uma mistura de uma substância. Por exemplo, para sabermos se a gasolina que utilizamos no nosso carro está adulterada, a primeira coisa que devemos fazer é determinar as propriedades físicas da amostra de gasolina.
MATERIAIS
- Sacarose
- Alumínio
- Cobre
- Iodo
- Iodeto de potássio
- Limalha de ferro
- Cloreto de sódio
- Água destilada
- Thinner
- 14 Beckers
- Espátula de ferro
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Foram realizados os mesmos procedimentos para cada material utilizado. Acrescentamos esses materiais em dois Beckers, onde foram despejados dois solventes diferentes, cada um em um Becker, a água (não orgânica) e o thinner (orgânica).
RESULTADO E DISCUSSÃO
Ao analisarmos os materiais em seu estado inicial, podemos notar que consistiam em uma aparência:
- Sacarose: Sólido cristalino branco.
- Alumínio: Metal, sólido de