Modelo de gordon
RESUMO
Existem atualmente muitas formas de avaliação e precificação de ações, na grande maioria, estas formas de precificação de ativos são oriundas da análise fundamentalista. Este trabalho pretende analisar a aplicabilidade do modelo de crescimento de dividendos de Gordon no mercado brasileiro tendo em vista que as análises da escola fundamentalista advindas de seus precursores e principais colaboradores foram realizadas sempre voltadas para o mercado norte americano. Com efeito, os fundamentos da análise fundamentalista são abordados juntamente com a abordagem das políticas de dividendos e o modelo de precificação de ativos de Gordon. Fica esclarecido que, o modelo de crescimento de dividendos de Gordon é de difícil aplicação ao mercado brasileiro e que são necessários vários ajustes e modelos econométricos para adequar este tipo de modelo de precificação no Brasil de forma mais consistente.
Palavras-Chave: Mercado de capitais, Análise Fundamentalista, Modelo de Gordon.
INTRODUÇÃO
O mercado de capitais brasileiro está em pleno crescimento, e a bolsa de valores brasileira esteve nestes últimos anos batendo recordes de valorização e volume financeiro. Apesar da recente crise financeira, nos últimos anos o mercado de capitais cresceu fortemente em todo o mundo movidos pelo crescimento das economias emergentes e globalização do sistema financeiro. Esforços por parte de grupos de investidores e da própria Bovespa em popularizar o investimento em ações e outros ativos e derivativos estão trazendo um numero cada vez maior de investidores para o mercado de ações.
O mercado de ações, porém, apresenta características importantes que devem ser ponderadas na hora de investir como: incerteza quanto ao comportamento do preço das ações e outros ativos, globalização e vulnerabilidade às noticias da economia