Modelo de Fichamento
FACULDADE DE LETRAS
TÍTULO DO LIVRO/ ARTIGO,
Autor.
Trabalho apresentado ao curso de Letras da UFMG na disciplina Introdução à Literatura Portuguesa.
Professor: Rafael Souza de Oliveira
Por
Nome do Aluno
Belo Horizonte
2015
O Romantismo
“O Romantismo não foi – se o quisermos entender no mais amplo sentido – um movimento cultural que se cigisse as artes e as letras. Já se tem falado, e com razão por certo, de ciência romântica e filosofia romântica (independente de alguns filósofos daquela época se terem ocupados de estética).” (Pág. 83)
O autor Jorge de Sena passa a ideia das formas de se entender, o Romantismo no universo cientifico, dessa forma inserindo o entendimento politico e social na analise sobre o romantismo. A idade média, O Renascentismo, o Maneirismo, o Barroco, o Rococcó, o Romantismo, o Modernismo para o autor , nomes de destaques na historia cristã e ocidental, aparecem na analise de Sena como ficções que aceitamos como realidade, dada a complexibilidade de cada momento.
“é evidente que se teimosamente quisermos ver qualquer presente como continuidade do passado, o Romantismo não esta morto ainda. Mas, por esse critério, e no museu imaginário de nossa cultura moderna (...) não há nenhuma época que tenha morrido.” (Pag, 84)
Os reflexos da era romântica na literatura ecoou em seus sucessores como uma espécie de impressão fixa na cultura, por tanto, para Sena não se considera como um momento passado, a importância de entender o Romantismo como uma herança humana que esta presente em toda obra que sucedeu, da mesma maneira, nos seus propulsores .
“E de resto, nem todos os grandes românticos, se puseram muito da sua vida nas obras, usaram da criação artística para fins de confissão intima e individualista. A questão é mais a ênfase, muito mais da consciência que esses homens tiveram da sua singularidade (...)” (pag85)
“O romantismo é, ou foi, acima de tudo, visionário” (Pag 86)
O Autor aqui se refere as