modelo de fichamento
A poesia e a arte continuam a desvendar lógicas profundas e insuspeitadas do inconsciente coletivo, da vida cotidiana e do destino humano. A ciência é apenas uma forma de expressão dessa busca, não conclusiva, não definitiva.
Comentário: O ser - humano tenta buscar respostas para os conhecimentos inevitáveis, de suas gerações passada, para tentar explicar os acontecimentos sem levar em considerações a ciência, a pesquisa comprobatória.
Pag. 10
O campo cientifica, apesar de sua normatividade, é permeado por conflitos e contradições.
Comentário: mesmo que se comprove algo é necessário, mais investigação do assunto, o que gera novos impaces.
Pag. 11
Em resumo, as ciências sociais hoje, como no passado, continuam na pauta de plausibilidades enquanto conhecimento cientifico.
Comentário: nenhuma pesquisa é 100% exata, tudo o que é pesquisado é apenas por probabilidade.
Pag. 11
A cientificidade, portanto, tem que ser pensada como uma idéia reguladora de alta abstração e não como sinônimo de modelos e normas a serem seguidos.
Comentário: ou seja, a cientificidade é apenas uma resposta inconstante da verdade comprovada, onde pode ser mudada a qualquer instante por uma outra forma de pesquisa.
Pag. 12
O objeto nas ciências sociais é histórico. Isto significa que cada sociedade humana existe e se constrói num determinado espaço e se organiza de forma articular e diferente de outras.
Igualmente, as sociedades vivem o presente marcado por seu passado e é com tais determinações que constroem seu futuro, numa dialética constante entre o que esta dado e o que será fruto de seu protagonismo.
Comentário: o objetivo principal da pesquisa é justamente o de facilitar a vida social, e isso se constrói devido ao que se viveu anteriormente, por isso a história é fundamental para a pesquisa.
pag. 14
Entendemos por