Modelo De Fichamento De Livro
Pormarina.cordeiro- Postado em 26 junho 2012
1. Segurança cibernética e a Sociedade da Informação
A revolução tecnológica teve um grande efeito na sociedade, provocando uma reestruturação social em torno da tecnologia. As TICs (tecnologias da informação e da comunicação) passaram a ter papel fundamental nessa nova estruturação social devido a três fatores: 1º o desenvolvimento tecnológico com cada vez mais funções e utilidades; 2º o barateamento das tecnologias e difusão social; 3º o crescimento e popularização da rede mundial de computadores.
Estes três fatores originaram a chamada Sociedade da Informação, um novo paradigma social. Uma das características mais marcantes deste paradigma é que, nas revoluções tecnológicas anteriores, a informação era uma ferramenta para desenvolver a tecnologia, sendo que, nesta, é a tecnologia que deve se aprimorar para manejar a informação.
Quanto mais se aprimora os sistemas informáticos, mais eficiente se torna a rede. “Na ceara tecnológica, o termo «aprimorar» significa tornar mais rápido, tornar menor, mais condensado, mais acessível, econômico, funcional e simples, o ponto mais importante para este trabalho, aprimorar é também tornar mais seguro” (p. 82).
A segurança é uma prioridade. A rede aproximou indivíduos, porém também deixou todos mais vulneráveis. As vulnerabilidade podem ser decorrentes de bugs - que perdem, alteram ou compartilham indevidamente dados - ou da ação de crackers - que se utilizam dessas falhas na rede para atacar particulares, empresas ou órgãos governamentais.
Os governos têm que estabelecer programas de prevenção e repressão aos ataques virtuais, conjutamenta aos particulares e ao setor privado. O Brasil tem tratado sobre o assunto de maneira exemplar no cenário internacional - com exemplo do estudo inicial sobre segurança cibernética no Livro Verde, de 2010.
A