Modelo de Desenvolvimento de Sistemas
Na empresa aonde trabalhava, acredito que se utilizava da Metodologia de Prototipagem, pois antes de se ter criado um sistema, acredito que foi feito alguns estudos baseando-se no modelo de prototipagem.
Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - "protótipos" - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído.
Existem diversos tipos de protótipos onde eles são vinculados com as atividades do processo de desenvolvimento - início do projeto e análise de requisitos, design da interface e da aplicação, e implementação, entre eles pode se citar:
Protótipo de Apresentação: oferece suporte ao início do projeto e é usado para convencer o cliente de que o futuro sistema é viável e que a interface do usuário se adequa aos requisitos. Na maioria dos casos é usado para mostrar visão que o usuário têm do sistema e revelar aspectos importantes da interface.
Protótipo Autêntico - é um sistema de software provisório e funcional, geralmente projetado para ilustrar aspectos específicos da interface de usuários ou parte da funcionalidade, ajudando na compreensão dos problemas envolvidos.
Protótipo Funcional -- é derivado do modelo do domínio do problema ou da especificação do software e serve para ajudar à equipe de desenvolvimento compreender questões relacionadas com a construção do sistema. Esse protótipo não interessa aos usuários.
Sistema Piloto - é usado não apenas com propósitos ilustrativos, mas como um núcleo básico operacional do sistema. Esse sistema deve ser instalado no ambiente de aplicação e experimentado com os usuários.
O Objetivo da prototipação é que quando se faz um projeto de software várias questões podem ser respondida com a construção de protótipos.