MODELO DE DADOS
Um modelo de dado, é onde deste dado há informações onde destas informações serão extraídas, trazendo para o usuário as informações necessárias e detalhadas para o seu uso. Sendo assim, estas informações são armazenadas com uma tamanha importância para soluções de problemas de software assim como algum tipo de dado mau cadastrado, dado informado duas vezes com letras e haver mais que uma vez a mesma informação, por exemplo: Há de acontecer quem for salvar uma ou algumas informações de algum usuário, com o mesmo nome, porém, com alguns caracteres diferentes ou letras maiúscula. Sendo assim, acreditamos que cadastrando números não há como repetir as mesmas informações e os dados será mais fáceis de se encontrados.
Com estes dados cadastrados e armazenados no banco de dados, não terão como saber qual produto está ali na entidade e sim a informação a qual se refere.
Modelo de dados não é para qualquer um, há de ter um conhecimento para esta elaborando e construindo uma base de informação onde possa passar confiança e competência e para isso, há de saberem que para construírem um modelo de dados, usa-se uma linguagem de dados e destas linguagens são elas as: linguagens textuais e as linguagens gráficas.
Agora, uma informação muito importante também é que devemos saber que para cada situação há uma descrição e para cada descrição, há uma linguagem diferente . Para sabermos qual linguagem cabe a cada descrição, há um modelo de dado diferente do outro, quais são eles? São: Modelo Conceitual, Modelo Lógico e Modelo Físico. Modéstia parte, há de saber para qual finalidade será o seu uso de modelo de dados.
Pelo oque pude observar e absorver de entendimento, é que um modelo de dado é uma base de informação na qual são armazenados seus dados para um controle seja empresarial ou até doméstico, mais que irá ter uma grande utilidade para um usuário.
Bibliografia:
http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1242848386