Modelo de contestação
NOME DO RÉU, qualificação, endereço, por seu advogado que ao final subsreve, devidamente constituído conforme procuração inclusa (documento 1), que possui escritório na Rua do Bosque do Lobo Mail, 100, onde recebe itimações, vem a pesenã de Vossa Excelência nos autos de AÇÃO DE RITO ORDINÁRIO que lhe move NOME DO AUTOR, endereço, qualificação, apresentar CONTESTAÇÃO nos termos seguintes:
I. Síntese da Petição Inicial
1. Ajuiza o Autor a presente demanda deduzir pleito indenizatório
2. Afirma, em resumo, que (...)
3. Diz, mais, que em virtude do ocorrido suportou matérias que descreve, especialmente (...), além de supostos danos morais.
4. Assim, pede indenização por danos materiais no valor de (...) e por danos morais no valor de (...), dando à causa o valor de (...).
5. Razão alguma assiste ao autor, conforme se demonstrará a seguir.
II. Matéria preliminar a) Carência da Ação
Ou
II. Preliminarmente: Da Carência da Ação
6. Antes de ingressar nas razões de mérito, cumpre dizer da carÊncia da ação.
7. Com efeito, o autor é parte ilegítima para figurar no polo ativo da demanda , eis que (...) – (pode ser legitimidade da parte, possibilidade jurídica do pedido, falta de interesse.)
8. Ocorrendo a ilegitimidade de parte, é o autor carecedor de ação, impondo-se a extinção do feito a teor do artigo 267, Vim do Código de Processo Civil.
III. Do Mérito
9. Superada a matéria preliminar, o que só se admite para argumentar, a ação não merece acolhida também quanto ao mérito a) Sobre a Responsabilidade Civil
10. Segundo Aguiar Dias, em sua obra “Responsabilidade Civil”, o dever de indenizar depende da existência de alguns requisitos, a saber, culpa, dano, nexo causal e ilicitude do ato.
11. No caso presente, não se verifica a culpa, eis que (...)
12. Também é certo que da –