modelo de citações
1CITAÇÕES DIRETAS
A citação é direta quando reproduz trechos de um determinado texto, com as mesmas palavras usadas nele. Deve-se, obrigatoriamente, indicar o sobrenome do autor do texto, seu ano de publicação e a página na qual o trecho citado está contido.
Podem ser curtas (até três linhas) ou longas (maiores que três linhas). As configurações são diferentes para citações diretas curtas ou longas.
As citações curtas devem integrar normalmente o parágrafo, mantendo-se o corpo da fonte e o espaçamento 1,5, e devem ser destacadas por aspas duplas.
As citações longas recebem destaque especial, separando-se do restante do parágrafo com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, com corpo da fonte tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.
Exemplos de citação direta curta: a Citação direta curta, mencionando a fonte antes da citação:
Conforme aponta Fontes (2010, p. 05), “as trajetórias de sociabilidade, ao mesmo tempo em que moldam o indivíduo, inscrevem-lhe em um campo de reconhecimento, dando sentido a sua existência”.
b Citação direta curta, mencionando a fonte depois da citação:
Além disso, na medida em que o autor considera que “não há espaço, em uma sociedade hierarquizada, que não seja hierarquizado e que não exprima as hierarquias e as distâncias sociais” (BOURDIEU, 1996, p. 160), sua análise sobre a produção dos dispositivos de distinção entre os indivíduos revela-se crucial para entender a lógica das identificações, das diferenciações e das relações de poder na sociedade contemporânea.
Exemplos de citação direta longa:
a) Citação direta longa, mencionando a fonte antes da citação:
Por outro lado, entre os informantes que nunca estudaram, observou-se tratarem principalmente de indivíduos oriundos de áreas rurais, com difícil acesso à educação formal. Segundo Scott (2011, p. 189):
A inexistência de escolas na área rural pode ser vista como resultado da falta de investimento do estado em educação e do