modelo de carta enigmatica
Érica Paskevicius Serralheiro
Resumo
Este artigo foi escrito após os primeiros resultados de dois trabalhos práticos envolvendo a escrita de crianças no universo da alfabetização, através da produção de um jornal escrito e de um blog, realizados durante o curso de Escrita, Autoria e Diversidade textual, ministrado pela professora Gracia Maria Lopes de Lima Soares.
Palavras-chave
Cibercultura, Alfabetização, Autoria, Blog, Jornal, Escrita.
Este artigo tem por objetivo refletir sobre duas possibilidades de vivências da prática da leitura e da escrita com crianças de cinco e seis anos cujas escritas estão em processo de alfabetização, através da produção de um Blog e de um jornal impresso.
A escrita é um fenômeno cultural, uma prática social, que foi mudando e se transformando através do tempo e principalmente do contexto econômico. Hoje em dia não podemos dissociar a relação da escrita com as tecnologias. Quando os meios de comunicação se difundiram e se propagaram o nosso modo de ler e escrever também mudou.
O mundo de hoje é calcado pelas tecnologias, e a escola não pode ficar fora disso e deve propor vivências de um novo conceito de leitura e de escrita: a escrita de textos em que serão as crianças que atribuirão funções ao que elas próprias produziram, ou seja, a escrita sendo sentida pela criança como uma necessidade.
O trabalho com o jornal
Para a produção do jornal iniciamos com uma grande roda de conversa com os alunos do primeiro ano B (30 alunos no total) de uma escola da Prefeitura de São Paulo, localizada no bairro do Jaraguá (zona oeste), local onde trabalhei por muito tempo como professora orientadora de informática educativa.
Ao longo do texto me utilizo da primeira pessoa do singular e do plural pois durante todo o trabalho prático tive a colaboração dos alunos-monitores da escola (em torno de 40 alunos, no