Modelo de Bohr
ÉRICA NOBRE
Aplicações do Modelo de Bohr
Salvador,
23/04/2013
COLÉGIO MÓDULO
ÉRICA NOBRE
Aplicações do Modelo de Bohr
Pesquisa Científica como parte das aulas no Laboratório de Química, a partir dos estudos realizados sobre a temática:Aplicações do Modelo de Bohr
Professor orientador: Salete Schneider
Salvador,
23/04/2013
1. INTRODUÇÃO
Niels Henrick David Bohr foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. A sua teoria para a explicação do modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica, não foi levada a sério. Depois, no decorrer e depois da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Percebeu que deveria haver alguma relação entre as energias dos elétrons em suas órbitas atômicas e as correspondentes frequências, conforme sugeria a teoria da radiação de Max Planck. Então Bohr propôs: “Os elétrons giram ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, que são denominadas de órbitas estacionárias, com determinados níveis de energia.
Quando um elétron absorve uma determinada quantidade de energia do exterior ele salta para uma órbita nível mais energético (estado excitado).
Alguns elementos químicos podem ser identificados pela cor da luz emitida no teste de chama. O comportamento dos elétron está associado à fabricação de luminosos e fogos de artifício.
2. MATERIAL
Para que houvesse a realização do experimento, foi necessário o uso das substâncias Cloreto de Sódio, Cloreto de Potássio, Sulfato de Cobre e Carbonato de Cálcio. Além desses materiais, foram preciso a obtenção de uma