modelo de banco de dados
Faculdade Integrado de Campo mourão.
Douglas Silverio de Siqueira
Modelos de Bancos de Dados
Modelo de Banco de Dados é a descrição dos dados que serão armazenados no Banco de Dados, em um banco de dados podemos encontrar milhares e diversos tipos de dados, tais como string, lógico, inteiro e etc.
Para construirmos um modelo de dados, usamos a linguagem de modelagem, as linguagens podem variar de acordo com o modelo a ser construído, com linguagens textuais ou linguagens gráficas.
Modelo Conceitual
Podemos definir o modelo conceitual como uma descrição do banco de dados, de forma independente e de implantação em um SGDB. No entanto o modelo conceitual registra dados que podem ser armazenados no banco de dados, mas não indicam como esses dados foram armazenados.
Podemos definir modelo conceitual como um modelo abstrato, que descreve a estrutura de banco de dados como independente de um SGDB particular.
A técnica de modelagem mais utilizada é a entidade-relacionamento (ER), esse modelo geralmente é representado por um diagrama usualmente chamado de modelo entidade-relacionamento (MER).
O modelo conceitual podemos dizer que é o começo da modelagem de dados, pois nesse modelo podemos ter uma primeira noção de modelagem, podemos também identificar vários contextos que são primordiais para o aprofundamento do conhecimento da modelagem.
No modelo (MER) a entidade é representado por um retângulo.
No modelo (MER) o relacionamento entidade é representado por um losango.
No modelo (MER) o relacionamento entidade é representado por uma linha com um circulo negro no orifício.
Modelo Lógico
Modelo lógico é uma descrição de uma BD no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, sendo assim o modelo lógico é dependente do SGBD. Em um modelo lógico, os dados estão organizados por tabela, e esse modelo deve definir quais as tabelas que o banco contem e os nomes das colunas de cada tabela. Um