Modelo de atps
Ana Cristina Azevedo - 11/04/2007
Olá a todos!
Eu fiz a entrevista dia 11/04/2007, quarta-feira. Vou tentar resumir o ocorrido, mas sou muito prolixa...
Cheguei às 15:00 para a minha entrevista que estava marcada às 15:30. Pude ouvir que havia uma moça sendo entrevistada por um senhor. Mesmo não querendo (para não ficar nervosa), não pude deixar de ouvir que a moça estava tendo o CSQ negado. Ela tinha uma bom francês, falava com desenvoltura, mas o M. Leblanc estava a aconselhando que fosse passar férias no Quebec para conhecer a cultura, o lugar, ver se era isto mesmo o que ela queria... Resolvi, então, descer, beber uma água, me acalmar e não subir até 15:25.
De volta ao 15º andar, eu continuei a escutar o M. Leblanc a dar conselhos a ela e pedir desculpa por ter sido dão direto. A moça agradeceu a sinceridade, saiu de cabeça erguida, com sorriso nos lábios e ele, educadamente e sempre simpático, a acompanhou até o elevador.
Ao mesmo tempo que eu tremia de nervoso, tentava me acalmar, me consolando com a idéia de que ela estava sendo reprovada por falta de pesquisa na sua área de atuação e sobre Québec. (Pude perceber pela conversa).
Eu entrei, amedrontada e confiante, sorridente e assustada (não dá para descrever).
Ele me pediu que me sentasse e começou a solicitar os documentos... Até que me pediu meus diplomas universitários - OK e DIPLOMA DO 2º GRAU.... Não tenho... No papel não estava claro que precisaria do diploma e histórico escolar do 2º grau....
Aí, foi um desastre....Eu comecei a gaguejar... Fiquei muda... tentei consertar com “Si vous veux, ahn...voulez, je peux te vous envoyer... Pardon…” Ele foi seco e dieto e respondeu “Pas nécessaire” e completou com um: “Mas eu estou aqui para isso”....
Pronto ! Fui reprovada... maldito histórico escolar....
Mas ele prosseguiu... Você quer morar a onde no Quebec? Eu respondi... Montreal, mas no formulário eu coloquei Outaouis