Modelo de Artigo
MATURIDADE PROFISSIONAL: INDICADORES DE INOVAÇÃO
DIFERENCIADOS OU DIFICULTADORES EM PROCESSO SELETIVO?
Angélica Corrêa Crispim¹
André Caixeta²
Resumo
Este artigo tem como tema “Maturidade Profissional: Indicadores de Inovação Diferenciados ou
Dificultadores em Processo Seletivo?”. Por meio deste foi possível analisar o papel do gestor de
Recursos Humanos no combate às práticas discriminatórias quanto ao recrutamento e seleção com profissionais maduros. Seu objetivo é estudar a árdua tarefa de se conseguir um emprego após os
40 anos de idade. A metodologia foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica. Ficou evidente que o recrutador não deve praticar atos discriminatórios, e que a idade é um dos fatores que excluem profissionais no mercado de trabalho brasileiro. Após o estudo pode-se concluir que os profissionais devem se qualificar, buscando sempre a empregabilidade, e que durante o processo seletivo o candidato deve mostrar suas habilidades, tais como: capacidade de liderança e de solucionar problemas, postura ética, entusiasmo e dinamismo, dentre outras.
Palavras-chave: Maturidade profissional. Processo seletivo. Aposentadoria.
Introdução
O mercado de trabalho brasileiro tem passado por uma mudança organizacional que retrata a perda da identidade de muitas empresas, o que em longo prazo nem sempre se traduz na escolha acertada. Durante épocas difíceis, no passado, os funcionários mais velhos eram os primeiros a serem demitidos pelas empresas. Isto é, as gerências optavam por cortar suas despesas a partir da perda de seus funcionários mais experientes.
Faz-se necessário que as empresas consigam gerenciar funcionários e negócios da mesma forma, a fim de perceber as necessidades da realidade tornando-se cientes da importância de se alinhar metas, competências e valores de seus funcionários àqueles da empresa. Segundo Critchley:
¹Graduada em Letras Inglês/Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade