Modelo De Artigo Cient Fico
Consequências da mudança social
Garanhuns
2015
Consequências da mudança social
Socorro Frazão
Érica Laís
Clara Rosana
Ana Felícia
Maria Clara
Thais Fernanda
Resumo
Qualquer sociedade não permanece a mesma por muito tempo. No transcorrer do tempo, ocorrem inúmeras mudanças em variadas épocas. Muitas destas transformações são imperceptíveis, mas elas existem e a sociologia consegue esmiuçar estas mudanças de uma maneira muito adequada.
Palavras-chave: Mudança Social.
Introdução
O presente trabalho tem como base introdutória explorar o potencial de uma relação entre a informação e a consequência da Mudança Social, relação esta que não é simplesmente reativa, uma vez que a sociologia, a ciência e o senso comum associam-se para tornar claro o tema em análise ”Consequência da Mudança Social”. Uma das características singulares da ciência na contemporaneidade é a sua flexibilidade em relação a alguns aspectos antes considerados indesejáveis, em função do excesso programático e do isolamento disciplinar. Vários outros conjuntos de relações, conceitos e interpretações poderiam ser estabelecidos a partir de temáticas como ciência, sociologia, senso comum e Mudança Social. Discussões como essas se tornam quase que intermináveis. São essas incertezas que se tenta abordar no presente trabalho.
O QUE É MUDANÇA SOCIAL?
É toda a transformação, observável no tempo, que afeta, de maneira que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada coletividade e modifica o curso da história. É a mudança de estrutura resultante da ação histórica de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade (Rocher).
Partindo-se do preceito de que nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história, mudança social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. O que