Modelo de aplicação web 3.0
1.2. História
No final de outubro de 1957 a União Soviética lançou o Sputnik I o primeiro satélite na orbita da Terra. Esse fato mudou e chocou o mundo e principalmente os Estados Unidos, que também tinha um programa de lançamento de satélites, porém ainda não haviam lançado nenhum satélite.
Este fato fez com que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criasse a ARPA ( Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), criada para desenvolver e pesquisar novas ideias e tecnologias inovando, com o mais famoso projeto ( certamente o mais utilizado) a internet.
Com a ideia de computadores em rede para armazenamento e consulta de informações, o cientista de computação e psicólogo Joseph Licklider em 1960 publicou um documento chamado de “Relação Homem-Computador”. Em 1962 como chefe de escritório de informações da ARPA, ele formou um grupo para realizar pesquisas com computadores, deixando-o posteriormente sem desenvolver sua ideia.
O projeto desenvolvido chamado de ARPANET que era uma rede de computadores foi apresentado em outubro de 1967, e em dezembro de 1969 a primeira rede com quatro computadores estava pronta e funcionando. O problema em criar uma rede era como conectar redes físicas separadas sem que as ligações aumentem os recursos de rede para links constantes. A técnica que solucionou este problema é conhecida como troca de pacotes e envolve requisições de dados sendo divididos em pequenos pedaços (“pacotes”), que podem ser processados rapidamente sem bloquear a comunicação de outras partes – este princípio ainda é usado para o funcionamento da Internet