MODELO DE ABERTURA DE INVENTÁRIO
(10 linhas)
FULANO, (nome, qualificação e residência), e (nome, qualificação e residência), por intermédio de seu advogado infra-assinado, “ut” instrumento de mandato incluso, vem muito respeitosamente perante V. Exa., requerer:
ABERTURA DE INVENTÁRIO
com fundamento nos artigos 982 e 988, inciso II do Código de Processo Civil, dentre outras disposições legais aplicáveis à espécie, o que faz pelas seguintes razões de fato e de direito adiante expostas:
I - DO AUTOR DA HERANÇA
Consoante se infere da análise da Certidão de Óbito (doc. ..... em anexo), em data de ...., às .... horas e .... minutos, faleceu nesta ...., no Hospital ...., em ...., ab intestato, deixando herdeiros seus três filhos, conforme comprovam certidões de casamento (doc. ...., em anexo) e 50% (cinqüenta por cento) dos bens do casal a serem inventariados.
II - DO VIÚVO MEEIRO
A falecida era casada com .... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., Estado do ...., em Regime de Comunhão Universal de Bens, conforme certidão de casamento (doc. .... em anexo). O cônjuge meeiro encontra-se na administração dos bens não tendo manifestado intenção de requerer a abertura do inventário . Como eram casados no Regime de Comunhão Universal de Bens, tem o cônjuge sobrevivente, direito a meação. Deve, pois ser inventariado o patrimônio do casal, extraindo-se a meação respectiva.
III - DOS HERDEIROS
A falecida deixou três filhos a seguir relacionados: ...., já qualificada, .... já qualificado; .... (qualificação), residentes e domiciliados na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., Estado do ...., não tendo este manifestado interesse em requerer a abertura do inventário, razão pela qual deverá ser citado para os termos do inventário e partilha.
IV - DA DESCRIÇÃO DOS BENS
Conforme faculta o artigo 993, inciso IV do Código de Processo Civil, a