modelo da lata de lixo
Desenvolvimento
O modelo foi desenvolvido para explicar como o modo das tomadas de decisão afetam as organizações que possuem altos níveis de incerteza, também conhecidas como anarquias organizacionais. Isso ocorre por três motivos: prioridades mal definidas, pouco entendimento da tecnologia e alta rotatividade dos cargos da organização.
Cadeia de eventos
Este modelo não vê o processo de tomada de decisões como uma sequência de passos que começa com um problema e termina com uma solução, pelo contrário, as decisões são efeitos de uma cadeia independente de eventos dentro da organização. Eles podem ser problemas pontuais, soluções possíveis, participadores e oportunidades de escolha. A organização é uma "lata de lixo" onde tudo é atirado.
Consequências
O modelo sugere quatro consequências que podem acontecer a partir desse processo de tomada de decisão: as soluções podem ser propostas mesmo quando os problemas não existem; as escolhas são feitas sem a resolução de problemas; os problemas podem persistir sem serem resolvidos; alguns problemas são resolvidos.
Este modelo é discutido com referência ao ‘modelo da lata de lixo’ proposto por Cohen, March e Olsen (1972), onde vários tipos de problemas e soluções são atirados pelos participantes, à medida que vão sendo gerados, e as decisões resultam do encontro de correntes independentes de problemas, soluções, participantes e situações de escolha. Neste modelo, o senso de oportunidade é um elemento importante na escolha (tomada de decisão) de um projeto, e as decisões são tomadas de três diferentes maneiras: por resolução (pensa-se no problema por determinado tempo antes de se tomar a decisão), por inadvertência (quando uma escolha é adotada rápida e incidentalmente para que outras escolhas sejam feitas) e por fuga (quando o problema