Modelo Cascata
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO A escolha adequada do Modelo de Processo de Software pode ter grande influencia para o sucesso de produção de um projeto. Este é um dos principais processos no desenvolvimento de um software, uma vez que feita a escolha adequada, o andamento do processo e os objetivos poderão ser mais facilmente alcançados, com mais qualidade e velocidade.
O modelo Cascata é reconhecido como mais antigo e amplo dentro da engenharia de software. Veremos a seguir um pouco mais sobre este modelo de Processo de Software, suas vantagens e desvantagens.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MODELO CASCATA
O Modelo Cascata é reconhecido como o modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software.
Este modelo de ciclo de vida é empregado como alicerce de muitos ciclos de vida utilizados atualmente, pois consiste basicamente num modelo linear em que cada passo ou etapa devem ser completados antes da posterior ser iniciada, e por estes motivos, ficou conhecido também como modelo sequencial e de gerenciamento simples.
O modelo cascata funciona como a análise de requisitos. Essa etapa deve ser realizada antes do inicio do desenvolvimento do sistema, pois para que um novo software seja criado, primeiro é preciso entender as necessidades especificas de cada cliente.
2.2 O historico do modelo
Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo em cascata como um conceito inicial. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque, o qual ele mesmo havia criticado. O modelo em cascata rapidamente não