MODELO CANVAS
O MRP I tem como objetivo auxiliar o planejamento e o controle de produção calculando as quantidades necessárias de cada material destinado à manufatura de um determinado produto, e dos prazos em que esses materiais devem estar disponíveis para serem agregados ao produto final. O foco do sistema MRP envolve a otimização de duas variáveis: Volume (Quanto produzir?) e Tempo (Quando produzir?).
Já o MRP II é mais do que apenas o MRP com cálculo de capacidades, pois envolve uma lógica estruturada de planejamento implícita no uso do MRPII, que prevê uma sequência hierárquica de cálculos, verificações e decisões, visando chegar a um plano de produção que seja viável, tanto em termos de disponibilidade de materiais como de capacidade produtiva.
2. Quais os principais módulos que devem estar presentes em um sistema integrado para que possa ser considerado um MRP II?
Os principais módulos são:
MRP - Planejamento das Necessidades de Materiais
CRP - Planejamento de Capacidade de Curto Prazo
RCCP - Planejamento de Capacidade de Médio Prazo
MPS – Plano Mestre de Produção
Gestão de Demanda - Forecast – Previsão de Vendas
SFC – Shop Floor Control e Compras
S&OP – Sales and Operations Planning
3. Quais são as implicações da função de gestão da demanda em sistema MRP II?
Habilidade para prever a demanda; Canal de comunicação com o mercado; Poder de influência sobre a demanda; Habilidade de prometer prazos, priorização, e alocação.
4. Quais as vantagens e desvantagens dos modos de “rodar” o MRPII “regenerativo” e net - change?
- Forma “regenerativa” – o sistema parte da decisão de produção de produtos acabados, “explodindo” as necessidades de produtos (pais) em necessidades de materiais (filhos).
- Forma Net – change – sempre que ocorre uma alteração com referência a um item, esse é “marcado”, e o sistema recalculará as necessidades de materiais referentes apenas aos itens marcados.
5. O sistema