Modelo Artigo Cientif Co 2
Jaqueline Gomes *; Arthur Moreira*; Manoel de Melo **
Introdução
A teoria da evolução foi definitivamente revelada em 1858,por Alfred Wallace e Charlie Darwin. Apesar de Darwin ser o mais conhecido por seus fatos, Wallace teve uma grande importância na historia, pois foi um grande conhecedor dos aspectos desta teoria,antes mesmo de Darwin , logo em seguida Wallace enviou seus manuscritos guardados a vintes anos a Darwin , que por sinal achou muito interessante, em seguida amigos das duas partes os impulsionaram para que publicassem a teoria. Sendo então relevada “origens das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”. Este trabalho tem como objetivo evidenciar a vida e os argumentos de Darwin e Alfred sobre a teoria evolutiva.
Desenvolvimento
Teoria de Darwin
Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo⁴.
Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.
Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atinge a naturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores