Modelo APA
O Plano de Ação (PA) como instrumento avaliativo de nosso curso, se configura em um plano de aula simplificado onde declaramos nossas intenções, apresentamos um roteiro contendo atividades, técnicas e argumentos que comporão um conjunto de aulas sobre um tópico específico constante na Unidade do livro-base de sua disciplina.
Ao longo de cada Unidade do livro-base, teremos acesso a sugestões de atividades relativas ao estudo do conteúdo matemático, às estratégias didáticas e a avaliação. Enquanto estamos estudando o material devemos participar de Fóruns Temáticos de reflexão sobre os conteúdos e metodologias presentes no livro-base.
Ao final da primeira semana deve-se apresentar uma tarefa denominada Plano de Ação, que guiará sua atuação em sala de aula. Esse plano será analisado pelo tutor e avaliado segundo critérios pré-estabelecidos e divulgados na plataforma. Para cada uma das unidades esta ação se repete, isto é, para todas as unidades do livro-base temos que elaborar e aplicar em sala de aula um PA. A participação nos Fóruns Temáticos possibilita a troca de experiências com os demais colegas de curso.
Ao pensar a elaboração do PA devemos ter em mente que este material será lido e avaliado pelo tutor. A linguagem deve ser clara, as atividades devem estar bem apresentadas, de forma a não gerar dúvidas. Para mantermos um padrão que possibilite uma avaliação mais equitativa, sugerimos que o PA esteja dividido em:
INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO DA(S) AULA(S); MATERIAL DE APOIO; VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO; AVALIAÇÃO e BIBLIOGRAFIA UTILIZADA.
Vamos apresentar um pouco de cada uma destas partes que compõem um PA:
INTRODUÇÃO
Esta deverá conter uma exposição breve do PA e das razões de suas escolhas dos materiais e técnicas que serão utilizados pelos alunos durante as aulas em que o PA será trabalhado.
É importante considerar na introdução: Justificativa (breve) sobre a escolha deste ou daquele material ou atividade que será