modelo ABNT tese e dissertacao COM revisao bibliografica
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnica, social e ambiental da biomassa como fonte de energia, nos diferentes setores que utilizam este energético, no país e no mundo. Também serão analisadas e discutidas as possibilidades da biomassa como fonte de energia no Brasil e as barreiras existentes à sua inserção em maior escala na matriz energética, bem como propostas de mecanismos para a eliminação destas barreiras. A pesquisa aborda os diversos tipos de aproveitamento da biomassa, como combustão, extração de óleos, fabricação de combustíveis como álcool, biodiesel e biogás. Para todo tipo de aproveitamento, é focada a difusão da utilização de biomassa como opção estratégica e social para o planejamento energético do país.
Introdução BIOMASSA
Aproximadamente 11% da energia produzida no mundo têm com origem a biomassa. Em países em desenvolvimento ela é a principal fonte de energia, contribuindo com 35% do total (WEC, 1994). Em países pobres a contribuição da biomassa chega a mais de 90% das fontes de energia, a maior parte em forma não comercial. Isso mostra que muitas vezes a biomassa é considerada uma fonte de energia do passado, pois quando um país é industrializado ela fica relegada a segundo plano.
No entanto, os recursos mundiais de biomassa são enormes, e existem várias técnicas que produzem energia de forma economicamente eficiente em vez das formas não-comerciais utilizadas nos países mais pobres. Estudos recentes mostram quem em cenários futuros haverá muitas vantagens em produzir energia da biomassa, principalmente quando as fontes de energia renovável se tornarem competitivas em relação aos combustíveis fósseis, o que se espera que ocorra por volta de 2020. No Brasil, a biomassa como fonte de energia possui vantagens significativas, principalmente por:
▪ Diversificar a matriz energética brasileira face à dependência externa do país com relação aos combustíveis fósseis (petróleo e gás natural);
▪ Contribuir para um