modellus
Tendo em vista que o Modellus é considerado um software educacional de usabilidade de alunos do ensino médio, superior e professores, ele será analisado sob o ponto de vista estrutural de acordo com as necessidade pedagógicas de usuários específicos.
Procedimento
Foram feitas utilizações prática desse software com dois alunos do 3o ano do ensino médio da rede pública (ex-alunos meus), ambos com boa familiaridade com computador e com os assuntos que podem ser abordados pelo Modellus.
Verificou-se a eficiência do software - em termos das imagens, animações e caminhos utilizados - os usuário desenvolveram atividades específicas com uma devida orientação. As atividades foram acompanhadas de perto e imediatamente avaliadas.
Orientação foi realizada através de um plano de aula baseado num arquivo disponível na web (http://phoenix.sce.fct.unl.pt/modellus_oficina/fazer.htm ), denominado: Rotações, oscilações e funções trigonométricas. Este tema foi escolhido justamente por ter sido o conteúdo ministrado aos alunos no meu estágio de regência em agosto de 2000. O tempo de duração das atividades foi de quatro aulas. A primeira aula, a mais importante de todas, foi destinada a apresentação do programa e um tempo livre para que eles tivessem a liberdade de fazer o que quisessem, adquirindo, dessa maneira, uma familiarização com o software. Na segunda aula deu-se inicio a algumas atividades orientadas: Observar a rotação; Rotação uniforme e repetição periódica; seno e co-seno de um ângulo. Na terceira aula deu-se sequência com as seguintes atividades: Um raio em rotação; Rotação e oscilação horizontal; Rotação e oscilação vertical. Na última aula foi destinada a: Gráficos das oscilações e Revisão geral.
1a Aula:
Apresentação
Criado por Vitor Duarte Teodoro vdt@mail.fct.unl.pt
Colaboração de João Paulo Duque Vieira e Filipe Costa Clérigo
CopyrigthÓFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa