modelagem
Modelagem de comportamento, para Skinner, é um processo pelo qual determinados comportamentos vão sendo incentivados (o chamado reforço positivo) até adquirirem uma forma determinada (condicionamento operante). Isso deu origem a todo um vasto campo conhecido como Psicologia Comportamental; a concepção de que o comportamento é aprendido é a base de toda a área de Treinamento Comportamental, e tem influência decisiva sobre a maioria das teorias de aprendizagem.
As idéias de Skinner de observar o comportamento para formular modelos explicativos também foi adotada na PNL (programação neurolinguística); Robert Dilts define o assunto da seguinte maneira: "Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeamento dos processos bem sucedidos que formam a base de algum tipo de desempenho excepcional. É um processo de tomar um evento complexo, ou uma série de eventos, e dividi-lo em pequenos segmentos suficientes para que o evento possa ser recapitulado de alguma maneira."
O propósito da modelagem comportamental é criar um mapa pragmático ou ‘modelo’ deste comportamento que pode ser usado para reproduzir ou simular algum aspecto deste desempenho por qualquer um que esteja motivado a fazer isso. O objetivo do processo de modelagem do comportamento é identificar os elementos essenciais de pensamento e de ação exigidos para produzir a reação ou resultado desejado. Em oposição ao fornecimento de dados puramente correlatos ou estatísticos, o ‘modelo’ de um comportamento particular precisa fornecer uma descrição do que é