Modelagem
MODELAGEM DE DADOS Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo gráfico que irá representar o modelo e o relacionamento existente entre os dados. MODELO DE ENTIDADE-RELACIONAMENTO Principal ferramenta gráfica para representação do Modelo de Dados. Identifica entidades de dados e seus relacionamentos. É um modelo de dados cujos conceitos foram projetados para estar o mais próximo possível da visão que o usuário tem dos dados. Não há preocupação em representar como os dados estarão armazenados. Utilizado durante o processo de projeto de banco de dados.
1. MINI MUNDO Descrição formal da realidade a ser representada. Exemplo: suponhamos que as Faculdades Dom Bosco funcionem assim: Cada aluno pertence a um curso, que por sua vez pode ter vários alunos. O curso é armazenado por um código único e pelo seu nome. Os alunos são cadastrados pela matrícula, nome e endereço. Não existem 2 alunos com a mesma matrícula. Cada curso possui algumas disciplinas que são identificadas por um controle único e pela sua descrição. A mesma disciplina pode ser lecionada em outros cursos em dias diferentes. Cada professor pode ministrar mais de uma disciplina, mas cada disciplina só pode ser lecionada por um único professor. CPF, nome e telefone são os atributos de cada professor.
2. DIAGRAMA Os objetos que compõem o diagrama ER estão listados a seguir:
ENTIDADE ATRIBUTO
ATRIBUTO CHAVE ENTIDADE FRACA
RELACIONAMENTO
ATRIBUTO COMPOSTO 1 1 R N E2 Taxa de Cardinalidade 1:N para E1:E2
2
Composto por um conjunto de objetos gráficos que visa representar todos os objetos do modelo Entidade-Relacionamento, tais como entidades, atributos, atributos chaves e relacionamentos, etc. Apresenta uma visão lógica do banco de dados. Fornece um conceito mais generalizado de como estão estruturados os dados de um sistema.
2.1. Entidade Objeto ou evento básico do mundo real, concreto ou abstrato, que possui existência independente, distintamente