Modelagem Matemática
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS
MODELAGEM MATEMÁTICA
FEIRA DE SANTANA
2008
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/MODELAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DISCENTES ENVOLVIDOS: HUGO VINICIUS OLIVEIRA JAKELINE DA SILVA KAMILLA GOMES KAROLLINNA NEVES PRISCILA SANTOS.
MODELAGEM MATEMÁTICA
Trabalho desenvolvido para a conclusão do semestre, Departamento de Letras Universidade Estadual de Feira de Santana, que foi orientado pela docente Liliam Sampaio, na disciplina Laboratório e pesquisa de produção de texto.
FEIRA DE SANTANA
2008
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA
HIPÓTESES
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO: TEMA E PROBLEMA
A educação passa por inúmeras transformações e o ensino da matemática está inserido nessas transformações. Não cabe aos professores apenas expor os conteúdos, fazer exercícios e avaliar, pois a sociedade está cada vez mais complexa e são muitos desafios que ela traz aos futuros profissionais e cidadãos.
Pensando assim, abordaremos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica para o ensino da Matemática. Assim o aluno tem a oportunidade de experimentar, modelar, testar sua capacidade de organização, analisar situações e tomar decisões.
A nova tendência da educação matemática envolve mudanças no processo da aprendizagem e da comunicação entre professor e aluno. Faz-se necessário o diálogo e a articulação da escola com o mundo do trabalho, ampliando o espaço de reflexão.
A capacidade de organizar os