modelagem do trabalho
A estrutura organizacional é resumidamente como foi feita a distribuição das tarefas a serem agregadas a cada cargo, em uma empresa mal estruturada gera:
Cargos desnecessários, de maior hierarquia, mas com mesma execução de cargos subordinados
Mau desenvolvimento de tarefas
Menor uso da capacidade individual dos encarregados.
Desenho organizacional é como os cargos são representados na organização, a quem são subordinados, e quem a subordinação, divisão de departamentos e tarefas designadas.
O desenho de cargo constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado. Significa definir quatro condições:
Conjunto de tarefas que devem ser propostas
Como as tarefas devem ser desempenhadas
O que deve se responsabilizar
O que supervisionar ou dirigir.
O desenho clássico de cargos apresenta vantagens, por se tratarem de cargos simples requerem pouco treinamento e facilitam a seleção, não exigem pessoas que tenham muitas habilidades o que facilita a troca de funcionários. A mecanização evita o cansaço físico e propicia a padronização, é possível prever a produção e ter controle absoluto sobre os trabalhadores. Mas esse desenho pode causar algumas limitações, os cargos simples e repetitivos tornam-se monótonos e chatos, causa desmotivação, o trabalhador fica isolado do contexto social da empresa, há monopolização da chefia, o contato do trabalhador é somente com seu superior direto. O modelo Clássico não abre portas para a Era da informação em que vivemos de rápidas transformações, sociais, culturais e econômicas.
O modelo Humanístico é também denominado modelo de relações humanas, esse modelo introduziu o conceito de homo social (a pessoa motivada por recompensas sociais) e os primeiros conceitos sobre liderança, motivação, comunicações e assuntos relacionados com as pessoas e a sua supervisão tem ênfase colocada nas pessoas e nos grupos sociais.
O modelo Contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa