Modelagem de Sistema
TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
ADEMIR JOSÉ CARNEIRO
Sistema Centralizado de Detecção e Combate a Incêndios (SCDCI)
Especificações do Sistema:
Sensores de detecção de fumaça, nesse caso, quatro, que monitoram um ambiente fechado, que pode ser desde uma sala de escritório, uma biblioteca, ou qualquer outro ambiente fechado que não convém a utilização de água ou outro tipo de substância para o controle ou combate total de um incêndio.
Nesses casos, para o combate a incêndios, convém a utilização do gás FM 200, um gás considerado Limpo devido as suas características, que extingue um incêndio com eficácia e sem danos aos demais materiais, equipamentos ou objetos contidos no local e que não foram consumidos pelo incêndio.
O Sistema (SCDCI) é constituído por sensores de detecção de fumaça, um cilindro de gás FM 200, um software interno, acionadores e dispositivos de dispersão do gás.
Os sensores detectam a presença de fumaça, esses enviam um sinal ao Sistema Computacional, que por sua vez aciona uma sirene áudio-visual, onde um operador pode acionar manualmente o dispositivo para dispersão do gás. Na ausência do operador, e depois de um tempo pré determinado, sem nenhuma ação tomada, o Sistema aciona automaticamente o dispositivo de dispersão do gás.
O SCDCI armazena todas as ocorrências e procedimentos efetuados em uma Base de Dados, onde posteriormente podem ser consultadas ou impressas.
Diagrama de Contexto de Arquitetura (DCA)
Diagrama de Fluxo de Arquitetura (DFA)
Especificação do Diagrama de Arquitetura (EDA)
- Subsistemas de Recepção de Sinais, sensores (1-2-3-4): recebem um sinal de controle dos sensores quando os mesmos detectam a presença de fumaça no ambiente em questão e os envia ao