Modelagem de Sinais
Sistema Contínuo: Todos os sinais, entendendo-se por sinais a designação genérica de entradas e saídas, são funções reais da variável t (Tempo).
Sistema Discreto: Os sinais são definidos apenas em instantes determinados de tempo.
Sistema Determinístico: Se as mesmas condições forem mantidas, a repetição da entrada causará sempre a mesma saída.
2 – Por que o estudo de sistemas lineares é importante?
O estudo de sistemas lineares é importante por duas razões:
Primeira: Boa parte dos fenômenos físicos pode ser descritos aproximadamente por comportamentos lineares, ao menos em torno de pontos de operação especificados.
Segundo: Poderosas ferramentas para análise e síntese de comportamentos lineares estão disponíveis. Particularmente, existem soluções genéricas e em forma fechada para sistemas lineares, desde que eles obedeçam à propriedade de consistência.
3 – Defina as funções descontínuas no tempo.
As funções descontínuas no tempo são:
Função degrau unitário: corresponde a uma ação que modifica instantaneamente uma determinada condição, ou variável, de um sistema, como a posição, ou velocidade, ou a carga elétrica num capacitor, ou a razão em uma tubulação, a ativação elétrica de um circuito, ou ainda o inicio da ação de uma força por exemplo.
Função impulso unitário: Corresponde a uma ação que age sobre um sistema durante um intervalo infinitesimal de tempo, ou seja, ela atua por um pequeno intervalo de tempo e depois cessa a atuação. Também conhecida como função “delta de Dirac”.
Função rampa: Corresponde a uma ação que cresce linearmente no tempo, a partir de uma ação nula. Ela é contínua no tempo, porém sua derivada é descontinua na origem. Quando o tempo tende a infinito, o valor da ação na função rampa também tende a infinito.
4 – Quais são as etapas da análise dinâmica?
As etapas da análise dinâmica são:
1- Identificar e analisar o sistema a ser modelado;
2- Escrever as equações para cada componente do