Modalidades de pesquisas
QUANTO AOS PARADIGMAS:
Empírico -analítico
Ênfase nas relações entre variáveis ou fenômenos que devem ser objetivamente medidos, com destaque para o apoio da estatística.
Fenomenológico-hermenêutico
Ênfase nas percepções dos sujeitos e, sobretudo, salienta o significado que os fenômenos tem para as pessoas. Procura ter uma visão interpretativa.
Critico- dialético
Ênfase historicidade do fenômeno; colocação do problema em um contexto de relações mais amplo, dinâmico e contraditório.
QUANTO A ABORDAGEM:
Quantitativa
Qualitativa
QUANTO AO NÍVEL ( OBJETIVO):
Descritiva
Consiste na descrição de características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis.
Exploratória
Tem o objetivo de proporcionar uma visão geral acerca de determinado fato, com vistas à elaboração de problemas mais precisos hipóteses para estudos posteriores.
Explicativa
Tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência de fenômenos. Tenta explicar as razões das coisas, o porquê.
TIPOS DE PESQUISAS: BIBLIOGRAFICA: Procura explicar um problema a partir de referencias teóricas publicadas em documentos(livros, revistas cientificas). Utilizada na maioria das monografias. Podem ser: Bibliográfica Esse tipo de pesquisa é realizado por meio de fontes bibliográficas: periódicos, artigos,boletins, monografias, dissertações, teses, até mesmo por meios de comunicações orais e visuais(rádio, gravações, filmes e televisão) Histórica
É toda pesquisa que estuda o passado.Exemplo: saber de que forma se deu a independência do Brasil. Documental Uma pesquisa documental caracteriza-se pela fonte da coleta de dados. Estes podem ser escritos ou não desde que sejam primários e realizados num momento em que ocorrem os fatos ou fenômenos. DESCRITIVA :