Modalidades de licitação: leilão
Neste artigo abordaremos a lei 8.666, de 21-06-1993, sobre modalidades de licitação conforme segue: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão. Discorreremos especificamente sobre o tema: LEILÃO. Sendo este simplesmente um método de alocação de recursos escassos, que, de acordo com a administração se dividem em dois tipos: Leilão comum e leilão Administrativo.
Traremos também a evolução histórica desde os primeiros leilões realizados segundo o historiador Heródoto (485-420) a.C.,de escravos e mulheres na Babilônia; e leilão de espólios no Império Romano; até a praticidade fornecida pelos leilões realizados na internet.
Será destacado também os critérios para sua realização como: fixação de preço minimo.
II. OBJETIVOS
O objetivo principal deste resumo é mostrar os diferentes conceitos relacionados á leilão, trazendo os principais pensamentos dos diferentes autores que abordam esse assunto, mostrando uma visão lógica sobre o tema.
III. METODOLOGIA
A pesquisa é considerada como bibliográfica, pois desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, sites oficiais do governo Federal, tele matizados, materiais esses que se encontram a disposição para consulta a qualquer pessoa que dele venha necessitar.
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas... (GIL, 1999, p. 65).
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
De acordo com alguns historiadores como o grego Heródoto (485-420) a.C., os primeiros leilões registrados, foram realizados na Babilônia por volta de 500 a.C. ocorriam leilões de mulheres e