Modalidade de Aprendizagem
Em cada um de nós, podemos observar uma particular “modalidade de aprendizagem”, quer dizer, uma maneira pessoal para aproximar-se do conhecimento e para conformar seu saber. Tal modalidade de aprendizagem constrói-se desde o nascimento, e através dela nos deparamos com a angústia inerente ao conhecer-desconhecer.
A modalidade de aprendizagem é como uma matriz, um molde, um esquema de operar que vamos utilizando nas diferentes situações de aprendizagem. Se analisarmos a modalidade de aprendizagem de uma pessoa, veremos semelhanças com sua modalidade sexual e até com sua modalidade de relação com o dinheiro. Pois a sexualidade, como a aprendizagem e até a conquista do dinheiro, são maneiras diferentes que o desejo de possessão do objeto tem para apresentar-se.
Nós, no momento do diagnóstico, pretendemos fazer um corte que nos permita observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem, sabendo que tal modalidade tem uma história que vai sendo construfda desde o sujeito e desde o grupo familiar, de acordo com a real experiência de aprendizagem e como foi interpretada por ele e seus pais. No diagnóstico tratamos de observar, desnudar e começar a esclarecer os significados da modalidade de aprendizagem.
A IÀ?TELIGÊNCJA APRISIONADA
107
Para descrever a modalidade, observamos: a) A imagem de si mesmo como aprendente; como agem fantasmaticamente as figuras ensinantes pai e mãe. b) O vínculo com o objeto de conhecimento. c) A história das aprendizagens, principalmente algumas cenas paradigmáticas que fazem a novela pessoal de aprendente que cada um constrói. d) A maneira de jogar. e) A modalidade de aprendizagem familiar.
Ainda que a modalidade de aprendizagem em um paciente com problemas para aprender costuma ser sintomática, e por isso lhe dificulta aprender, por outro lado também algo lhe permitiu e lhe permite aprender. Portanto, no DIFAJ vamos tratar de investigar como fez para aprender o que