Modal Hidroviário
Higor Batista da Silva
MODAL HIDROVIÁRIO LAILA DA ROCHA LUIZ CARLOS MACHADO MÁRIO GUTERRES RAFAEL POZZOBON
2. INTRODUÇÃO O comércio demanda eficiência na produção e na negociação das mercadorias. A colocação de produtos no mercado exige o aproveitamento adequado dos meios de transporte disponíveis. O transporte é fator fundamental na definição do custo final da mercadoria e no atendimento das condições de prazo e condições de entrega.
3. TIPOS DE CARGA
Carga Geral: Carga embarcada, com marca de identificação e contagem de unidades, podendo ser soltas ou unitizadas ;
Carga a Granel: Carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades (exemplos: petróleo, minérios, trigo, farelos e grãos, etc.).
4. TIPOS DE CARGA
Carga Frigorificada: Necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte (exemplos: frutas frescas, pescados, carnes, etc.);
Carga Neogranel: Carregamento formado por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico, cujo volume ou quantidade possibilita o transporte em lotes, em um único embarque (exemplo: veículos).
5. TIPOS DE CARGA
Carga Perigosa: Aquela que, por causa de sua natureza, pode provocar acidentes, danificar outras cargas ou os meios de transporte ou, ainda, gerar riscos para as pessoas.
Divida em:
Explosivos, Gases Líquidos Inflamáveis, Sólidos Inflamáveis, Substâncias Oxidantes, Substâncias Infecciosas, Substâncias Radioativas, Corrosivos e Variedades de Substâncias Perigosas.
6. TRANSPORTE MARÍTIMO O transporte marítimo é fornecido em todas as formas legais, e a maioria das mercadorias embarcadas por este meio são desregulamentadas. Além do carregamento privado desregulamentado, as cargas líquidas a granel movimentadas em navios-tanque e mercadorias a granel, como carvão, areia e grão, que somam mais de 80% do total