MODAL FERROVIARIO Logistica
O Modal Ferroviario consiste em transporte de carga e pessoas por ferrovias, operação feita por trens que é constituído de vagões e locomotivas, nesse modal as mercadorias transportadas são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc, apresentando pequeno consumo de combustível em relação ao transporte rodoviário.
Esse transporte é caracterizado com operação de pontos fixos ,por estações e pátios de cargas sendo competitivo em destino de carga fixa e para longas distancias,onde o transbordo é realizado na origem do destino da carga e são compensados pelo menor custo de transporte.
Uma característica importante da linha férrea é a bitola que tem como definição a distância entre os trilhos de uma ferrovia. No Brasil, existem 3 tipos de bitola: larga (1,60m), métrica (1,00m) e a mista. Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas.
Características do transporte ferroviário de carga no Brasil:
Grande capacidade de carga;
Adequado para grandes distâncias;
Elevada eficiência energética;
Alto custo de implantação;
Baixo custo de transporte;
Baixo custo de manutenção;
Possui maior segurança em relação ao modal rodoviário, visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos.
Transporte lento devido às suas operações de carga e descarga;
Baixa flexibilidade com pequena extensão da malha;
Baixa integração entre os estados; e
Pouco poluente.
O Subsistema Ferroviário Federal é compostas pelas ferrovias existentes e planejadas, pertencentes aos grandes eixos de integração interestadual, inter-regional e internacional, que satisfaçam a pelo um dos seguintes critérios:
Atender grandes fluxos de transporte de carga ou de passageiros;
Possibilitar o acesso a portos e terminais do Sistema Federal de Viação;
Possibilitar a articulação com segmento ferroviário