Modal Ferrovi rio 1
Realizado sobre linhas férreas, o transporte ferroviário é responsável pelo transporte de pessoas e mercadorias de baixo valor agregado, como Produtos Siderúrgicos; Grãos; Minério de Ferro; Cimento e Cal; Adubos e Fertilizantes; Derivados de Petróleo; Calcário; Carvão Mineral e tendo com principal forma de acondicionamento: contêiner, granel e tanques. Caracterizado, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes distâncias, apresenta, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. Este tipo de transporte tem pouca flexibilidade e elevado tempo entre operação de carga e descarga de produtos devido à pequena extensão da malha ferroviária.
Eficiência ambiental: Um trem consome 4 litros de combustível para transportar 1 tonelada de carga, em cerca de 700km, sendo considerados os mais eficientes, dentre os meios de transporte de carga motorizados, no consumo de combustível. A quantidade de emissão de gases produzidos pelo transporte de 1 tonelada em 700km de ferrovias é cerca de 2/3 menor, se comparado ao produzido por um caminhão. Um trem pode transportar o equivalente a carga de 200 caminhões, o que favoreceria a redução dos congestionamentos e degradação de estradas.
2. Vantagens e Desvantagens
Os ganhos de escala no setor ferroviário são mais pronunciados na provisão de infraestrutura do que na esfera operacional. Isso ocorre porque a infraestrutura é o verdadeiro monopólio natural, com relevantes custos fixos e custos irrecuperáveis (“sunk costs”), o que exige uma escala elevada e caracteriza o mercado. A provisão do serviço de transporte ferroviário, por outro lado, demanda menor escala, podendo haver várias empresas transportando produtos sobre uma mesma infraestrutura. A estrutura de custos da infraestrutura ferroviária apresenta