modal dutoviário
Transporte dutoviário é aquele em que o produto se desloca, seja por gravidade ou por pressão ou ainda por arraste pelo elemento transportador, através de dutos, ou seja, efetuado no interior de uma linha.
A malha dutoviária brasileira é formada por mais de 20.000 km de oleodutos e gasodutos. Desse total, aproximadamente 7.500 km são usados para o transporte de petróleo e derivados.
Uma empresa que se destaca quando o assunto é dutovia, é a TBG, (Transportadora Brasileira Gasoduto) que é a responsável pela administração nacional do Gasoduto Bolívia-Brasil, o maior da América Latina, com 2.593 km de extensão em solo brasileiro e 557km, na Bolívia.
PRINCIPAIS PRODUTOS TRANSPORTADOS
Podemos listar:
Petróleo;
Gás natural;
Produtos químicos manufaturados (gasolina, querosene etc.);
Materiais secos e pulverizados a granel;
Esgoto e água.
Os modais se classificam de acordo com a carga transportada. Assim são divididos em: Oleodutos: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta e outros. Gasodutos: gás natural. Minerodutos: sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático. Aquadutos ou Saneamento: Água: As tratadas que chegam à nossa residência; Águas Servidas (esgoto): Devem ser conduzidos, por canalizações próprias até um destino final adequado.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens:
Não há necessidade de embalagem de transporte, diminuindo seu custo;
Demanda de pouca mão-de-obra;
A segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo indicada para o transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP;
Independência em relação às condições do tempo na sua operação;
Podem dispensar armazenamento;
Operam durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, parando só para a manutenção.
Desvantagens Necessidade de grande investimento em capital; Não é indicado ao transporte de mercadorias