Modal duto viario
Esta modalidade de transporte não apresenta nenhuma flexibilidade, visto que há uma limitação no número de produtos que podem utilizar este modal.
É o meio de transporte que conduz produtos através de canos/tubos cilíndricos ocos desenvolvidos de acordo com normas internacionais de segurança. Para esse modal é necessário as duto vias, que são compostas por três elementos: os terminais, que fazem a propulsão dos produtos e os tubos e as juntas. Este modal pode ser utilizado para o transporte de produtos derivados do petróleo, conhecidos como oleodutos, para derivados de minério, chamado de minero duto, também para gases e grãos. Muitas duto vias são subterrâneas e/ou submarinas, considerado uma vantagem, pois minimizam os riscos causados por outros veículos.
O duto viário transporta de forma segura e para longas distancias, permite que se dispense armazenamento, a carga e a descarga são simplificadas, reduz o custo de transporte (custo variável) e proporciona um menor índice de perdas e roubos. Como desvantagem esse meio de transporte pode ocasionar um grande acidente ambiental caso suas tubulações se rompam, possui uma capacidade de serviço, muito limita e seus custos fixos são mais elevados.
Principais Características
A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos de volume de tráfego, quilometragem do sistema, receita e natureza da composição do tráfego. A tonelada-quilômetro é a medida padrão da atividade de frete que considera o peso medido em toneladas e a distância medida em quilômetros da movimentação, é calculada multiplicando-se o numero de toneladas pelo numero de quilômetros para cada viagem. No caso do duto viário, além da medida metro cúbico, adequada a gases e líquidos, que são as cargas mais freqüentes em dutos, usaremos também o TKM para comparar este modal aos demais. A natureza de uma duto via é singular se comparada aos outros modais de transporte. Os dutos operam24 horas, sete dias por semana