Modal Aquaviário
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
UNIDADE III
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESUMO DE ARTIGO: LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA NO BRASIL
MANAUS
2014
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
RESUMO DE ARTIGO: LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA NO BRASIL
Resumo apresentado á Faculdade Metropolitana de Manaus como requisito parcial para obtenção da nota parcial da N2. Orientador: Professor .
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.
Com um litoral de 7.408 km de extensão e 44.000 km de rios navegáveis, apenas 13,6% da matriz de cargas transportadas no Brasil são feitos pelo modal aquaviário, a despeito das vantagens comparativas com outros modelos como menor custo operacional e menor impacto ambiental.
Modal Aquaviário - Potencial pouco explorado
O sistema aquaviário brasileiro é composto de vias marítimas e interiores; portos; e terminais portuários. Dessa forma, há basicamente dois subsistemas: o fluvial ou de navegação de interior, que