Modais de transportes(logística)
O estudo sobre os modais de transportes têm uma relevante importância para logística, pois é preciso conhecer os principais modais e avaliar custos e benefícios para determinado produto, carga que se queira transportar.
Este trabalho mostra também as dificuldades encontradas nos transportes de produtos eletroeletrônicos, e algumas formas de evitar esse mal que cresce cada dia mais, abalando a economia, e trazendo desconfortos para empresas logísticas.
2 Sistemas de Transportes
Representa o conjunto de trabalho, facilidades e recursos que compõe a capacidade de movimentação da economia. Implicando em movimentação de carga e pessoas podendo também incluir o sistema para distribuição de intangíveis como: energia elétrica e serviços médicos. O transporte representa um dos elementos mais importantes na composição dos custos logísticos de uma empresa.
Segundo BALLOU (1998), o transporte é capaz de absorver entre 33,3 e 66,6% dos custos logísticos totais. Surge, então, a necessidade de se entender os fundamentos do transporte e sua influência no desempenho logístico da empresa.
O ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC 2002) classifica o sistema de transporte quanto à forma em: Modal: envolve apenas uma modalidade (ex. Rodoviário); Intermodal: envolve mais de uma modalidade (ex. Rodoviário e Ferroviário); Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém, regido por um único contrato; Segmentados: envolve diversos contratos para diversos modais; Sucessivos: quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessita ser transbordada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato). Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não.
2.1Tipos de Modais
Rodoviário
O