Modais de transporte
MODAIS DE TRANSPORTE
SÃO PAULO
Chácara Santo Antônio/Unidade II
2012
INTRODUÇÃO
Os transportes de cargas possuem alguns tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. Escolha a melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez.
Modais de Transporte
As mercadorias podem ser transportadas por diversos modais, aéreo, terrestre (rodoviário, ferroviário) e marítimo. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.
Quando são usados vários modais, denomina-se transporte intermodal, a menos que um transportador se responsabilize pelo transporte total, emitindo um único conhecimento que amparará os diversos modais: neste caso trata-se de transporte multimodal.
As mercadorias também podem ser transportadas por outros meios: pelos correios, por empresa de remessa expressa (courier), como bagagem pelo viajante ou pelo próprio importador. Nesses casos o meio de transporte será respectivamente os correios ou courier, mesmo que os correios enviem as malas pelos postais por via aérea ou que a bagagem seja de alguém que esteja fazendo um cruzeiro marítimo.
Aéreo
É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O Estado de São Paulo tem hoje 32 aeroportos sob sua administração e 5 aeroportos com a INFRAERO administrando (Guarulhos, Congonhas, Viracopos, São José dos Campos e Campo de Marte).
O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro, além