Moda
Por que esse tema?
Animais considerados vira-latas sofrem diversos descasos por não ter uma raça definida.
Por que não adotar e ter um animal sem raça?
‘’ Vida’’ se compra? Por que não adotar?
Estamos querendo um amigo e companheiro ou um objeto de decoração?
Todos nós somos mestiços, por que escolher um animal de raça?
Enquanto você adquire um animal de um canil, poderia estar tirando e dando um lar a um animal da rua ou de ONGS responsáveis.
Quanto mais as pessoas comprarem animais em lojas ou canis, elas contribuem para as ONGS estarem lotadas dos mesmos e também, animais abandonados nas ruas.
*Relação do tema com Sustentabilidade!
*Em anexo uma reportagem que explica.
Texto de referência ao tema: É bastante comum que na busca pela companhia de animais utilizemos critérios raciais como determinante de escolha.
Isso não acontece à toa, vamos à livraria para pesquisar sobre cães e os livros nos dizem qual raça é boa para apartamento, qual raça é boa para se ter com crianças, qual raça fornece bons cães de guarda.
Os pacotes de rações para cães trazem sempre imagens de rottweilers, labradores, cocker spaniels ou dachshunds, sempre cães de raça; igualmente as propagandas de produtos voltados para esse mercado ou que utilizam cães apesar do produto não estar relacionado.
Há, portanto, um apelo para que “consumamos” cães de raça e para que, por outro lado, desprezemos cães que não sejam de raça.
É verdade que esse “estigma do cão vira-lata” esteja menos forte atualmente do que estava 15-20 anos atrás, mas ele ainda persiste.
Por outro lado, tendemos a considerar errado julgar as pessoas por sua raça.
Pessoas normais não escolhem, por exemplo, ter amigos brancos ou japoneses e desprezam possíveis amigos negros ou índios, apenas com base em critérios raciais.
Tampouco não vemos com bons olhos publicações que tentam associar determinadas raças humanas com determinados padrões de