moda
3.1 CONTEXTO DA MODA
A moda é um mercado que acompanha a tendência da economia. Além disso, a moda possui uma preocupação com os estilos de vida das pessoas, seus comportamentos e dá ênfase nos desejos das mesmas. Assim, atrelar economia, comportamento do consumidor e design é essencial para o sucesso no mercado da alta costura. Em outras palavras unir conhecimento da área de design de roupa e mercado alvo é a estratégia chave do setor de vestuário. (COBRA, 2009)
Cobra (2009) identifica o mercado da moda como algo tanto ligado à economia quanto ao consumidor. Já Jones, não inclui apenas os aspectos econômicos e comportamentais dos consumidores, como também o contexto histórico e geográfico na criação da estratégia do setor de vestuário. Desta forma, uma rede varejista ou um estilista competente tem que ter o conhecimento do contexto histórico, geográfico, econômico e social da área em que planeja obter sucesso no setor. Além disso, capacidade de ler sinais de mudanças é essencial para qualquer estilista e varejista conseguir permanecer no mercado da moda (JONES, 2005).
Segundo Cobra, outro fator importante do setor de moda é que o consumidor atual é um habitante de um mundo globalizado. Portanto, as marcas tendem a ser globais. A comunicação é feita com novas tecnologias que possibilitam que o consumidor tenha informações em tempo real. A moda segue uma tendência global que faz com que seja necessário para os varejistas se manterem informados e acompanharem o mercado mundial (COBRA, 2009).
3.2 CONFECÇÃO E MERCADO
O mercado da moda é formado por setores. Estes facilitam a confecção, o design e a definição de preços. Os setores são mais conhecidos como moda feminina, masculina e infantil. A moda dos estilistas representa aproximadamente 30% das empresas de moda. Mas, essa costura não representa 10% das vendas gerais (JONES, 2005).
O perfil dos consumidores ou clientes-alvo é definido pelos gerentes de