moda
É evidente que o que pomos nos nossos pés sempre tem um significado, os primeiros sapatos de salto alto provavelmente, caracterizavam a alta posição social de quem os utilizava. Os sapatos simbolizam os valores da sociedade que os cria e os populariza. Os sapatos tem o fato de serem reveladores, o salto alto tem um grande poder de atração.
O poder de sedução nos saltos é reconhecido desde o século XV, quando o parlamento inglês promulgou uma lei especificando que toda mulher que seduzisse um homem para que ele casasse com ela “utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros artifícios (...) será castigada com as penas da bruxaria”, pesquisas indicam que andar de salto faz com que as nádegas ondulem mais rapidamente aumentando o fluxo de sangue a caminho da genitália, simulando a excitação sexual.
Houve uma volta significativa do stiletto no outono de 1997, quando Tom Ford criou um modelo de Verniz de bico fino e de ponta de metal para a marca Gucci. O que tornou o escarpim de salto agulha Gucci provocador foi o seu salto semelhante a uma lâmina que de perto parecia um estilete e que está associado a uma intensidade sexual.
Para alguns feministas, os saltos altos são um símbolo do poder patriarcal. Elas dizem que esses saltos mantêm as mulheres subordinadas porque restringem os movimentos. Com disse o fotógrafo David Bailey: “Gosto de saltos altos, significa que as garotas não podem fugir de mim”.
"Nunca, jamais, em tempo algum, pareça desconfortável ou reclame de um salto alto. Dê sempre a impressão de estar à vontade nas alturas."
Christian Louboutin, designer de sapatos