moda
Universidade Paranaense
Design De Moda
Professora Deni Matias
Gestão De Moda
PLANEJAMENTO DE PRODUTO
Acadêmicas: ...
Cascavel,
Maio de 2013
JUST IN TIME
Em uma sociedade onde os consumidores estão cada vez mais exigindo qualidade nos produtos e nos serviços há uma crescente preocupação nas empresas não só em manter, mas em incrementar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e produtividade. Isto faz com que haja uma preocupação com maior intensidade no modo de atendimento a essas exigências dos clientes, para flexibilizar sua oferta e procurar eliminar atividades que não agregam valor aos produtos e serviços que prestam à sociedade.
Surge então, a necessidade de mudança, na busca de encontrar métodos, técnicas, sistemas e filosofias de manufatura e gerenciamento empresarial que permitam as organizações alcançarem melhores níveis de desempenho global, especialmente tratando-se de variáveis como qualidade, custo e flexibilidade.
Para o alcance destas metas, as organizações procuram aperfeiçoar seus sistemas de manufaturação pala incorporação de tecnologias avançadas de produção e a reconfiguração de seus sistemas de administração e controle de operações. Assim, a estratégia de produção derivada de economia de escala perdeu validade em face de outras estratégias que focalizam a produção em pequenos lotes com flexibilidade e controle total.
Um desses sistemas é o Just in Time que tem melhorado especialmente no ambiente de manufatura, graças ao sucesso obtido inicialmente no seu país de origem, o Japão, e atualmente em empresas de todo o mundo.
O Japão foi um país que sempre enfrentou problemas por ser pequeno, populoso e desprovido de recursos. Seria necessário que fossem evitados qualquer tipo de desperdícios a fim de obter menos gastos em sua matéria-prima e produzir produtos com custo não elevados.
O JIT surgiu no Japão, no início da década de 70, sendo sua ideia básica e seu