Moda
•Pré-história até o surgimento da escrita, ou seja, 4.000 a.C.
Indumentária é a ciência e a arte, a história, o sistema e a técnica do vestuário, em relação a determinados períodos, povos e sua cultura. Tem sua origem nos tempos da Pré-história onde podemos concluir que seu surgimento é tão antigo quanto à humanidade.
A Pré-história divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A Idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e Neolítica ou Idade da Pedra Polida. Não podemos determinar com rigor, a época em que o homem começou a se vestir, mas admitindo o adorno e a tatuagem como origem da indumentária, pode-se afirmar que a partir daí, o homem tenha saído de sua completa nudez paleolítica.
Na pré-história o atributo mais respeitado era a força física, desenvolvida pelo instinto de sobrevivência nas árduas tarefas de caça e guerra. O homem pré histórico, adquiria respeito e veneração através da quantidade de cicatrizes obtidas nas batalhas.
As roupas eram feitas de pele de animais, as mulheres faziam as vestimentas que eram coloridas e tinham vários enfeites. Elas limpavam e curtiam essas peles até deixá-las bem macias. Usavam agulha de osso e fios de costura eram tendões, tripas secas ou tirinhas de couro. Também faziam jóias e adornos feitos de âmbar, marfim e conchas.
•Idade Antiga (antiguidade),período de 4.000 a.C. até 476
Idade Antiga, ou Antiguidade, foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V).
Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. As civilizações de regadio (Egito, Mesopotâmia, China), as civilizações clássicas (Grécia e Roma).
O método mais simples de se utilizar o tecido para o que se designa "vestimenta" era enrolar pequeno retângulo de pano em volta da cintura, fazendo um sarongue, ou a primitiva saia.
Mais tarde outro quadrado era enrolado