Moda e sociedade
A moda é um retrato dos hábitos e costumes de uma sociedade, em um determinado período. Mas além de conter características exteriores, ela tem relações estruturais e funcionais de cada peça. A concepção do produto em si está vinculada ao processo criativo, aos métodos e às técnicas de seu desenvolvimento.
Por trabalhar com a textura, a forma e a cor, o design de moda pode ser visto, muitas vezes, apenas como uma atividade artística. Mas a interação deste trabalho com outras áreas, envolvidas no desenvolvimento do produto, é fundamental e transcende tal visão.
O objetivo não é apenas produzir peças com formas agradáveis ou cores bonitas, de acordo com as tendências. É preciso atentar para os custos, conhecer como o público-alvo percebe e avalia a peça que deve satisfazer suas necessidades. Mais que atrair a atenção, deve-se ter como objetivo um bom caimento, a durabilidade, o conforto, que caminham passo a passo com a tecnologia.
A técnica de modelagem chamada draping contribui para o sucesso desta atividade. Draping ou Moulage é a técnica de modelagem utilizada para a criação de moldes sob a forma tridimensional, ela é trabalhada sobre um manequim industrial com medidas padronizadas do biótipo do brasileiro, voltadas para a indústria do vestuário.
Aplicada recentemente no Brasil, esta técnica se tornou disciplina obrigatória em cursos de Design de Moda e, com a formação dos novos designers de modelagem, que se integram à indústria, esta técnica está sendo disseminada em todo o país.
Moda e comportamento
A moda vai muito além de vestuário, que é composto de roupas, calçados e acessórios. Ela está relacionada a tudo que se refere ao comportamento de uma sociedade, ao seu estilo de vida.
Surge então a necessidade de se perceber a identidade visual da moda, que irá determinar de que forma será aceita. É neste momento, que o estilista desempenha um papel fundamental, por estar atento às constantes transformações do mercado.
Segundo